O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) está presente, nesta quarta-feira (29), no ato nacional em Brasília com objetivo de cobrar do governo federal uma resposta sobre o impasse do piso salarial da categoria.“Estou junto com toda enfermagem do Brasil representando minha Paraíba cobrando a assinatura da medida provisória que prevê a fonte de custeio para estados e municípios para o piso da enfermagem. A enfermagem precisa de agilidade na assinatura, estarei sempre na luta em favor da categoria”, ressaltou Rayra Beserra, presidente do Coren-PB. A manifestação começou às 10h, que acontece na Praça das Bandeiras, e é organizada pelo Fórum Nacional da Enfermagem.
O Fórum engloba: Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam) e Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEEnf).
Sobre o Piso:
Na última quarta-feira (22/03) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o governo “vai resolver” o imbróglio envolvendo o piso salarial da enfermagem, suspenso pelo STF ainda no ano passado. O presidente projetou ainda que o governo deve subsidiar parte dos custos das Santas Casas, para garantir o pagamento nesses locais.
Após a ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmar, no início de março, que as medidas provisórias devem sair “em breve”,o deputado federal Mauro Filho (PDT-CE) projetou que até março a Medida Provisória que regulamentará a fonte de pagamento do piso nacional da enfermagem deverá ser aprovada, em entrevista ao programa O POVO News.