O Hemonúcleo de Patos registrou 396 doações de sangue em janeiro de 2022, segundo levantamento do Patosonline.com, junto ao setor de estatística do órgão.
O quantitativo ficou 20,8% da meta de 500 doações considerada ideal pelo órgão, e pouco abaixo em relação a meta mínima de 400 doações, motivada pela baixa procura dos doadores após o crescimento dos casos de covid-19 em Patos e na região.
Em relação ao mês de dezembro do ano passado, quando foram registrados 499 procedimentos, o movimento do mês de janeiro representa uma redução de 20,64%, o que reforça a necessidade de aumento nas doações, para abastecer o estoque dos hospitais de Patos e região.
Em 2021, o Hemonúcleo de Patos conseguiu realizar 4.939 doações de sangue, o que configura uma média mensal de quase 412 doações.
As doações feitas no Hemonúcleo de Patos, localizado a Rua 5 de agosto, bairro Belo Horizonte, vizinho ao hospital do bem, são utilizadas para abastecer as necessidades existentes nas casas de saúde da cidade, a exemplo do Complexo Hospitalar Regional de Patos Deputado Janduy Carneiro, Hospital São Francisco, Maternidade Dr. Peregrino Filho, Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro, na cidade de Santa Luzia, Hospital e Maternidade de São Mamede, Hospital Regional de Pombal, e do Hospital de Princesa Isabel.
COMO DOAR
Para ser doador de sangue, é necessário ter a partir de 18 anos, apresentar documento original com foto, estar bem alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas horas.
Os menores de 16 anos também podem doar sangue, desde que atendam aos critérios de saúde necessários, e tenham a autorização dos pais ou responsáveis.
Por Genival Junior – Patosonline.com